Utilizando o humor na educação
Estamos em 2020, um ano completamente anormal, se você está lendo isso depois, a importante falar que estamos passando por uma pandemia. Com tudo isso acontecendo, tudo que nós considerávamos como normal teve que ser adaptado, e a educação foi uma dessas coisas.
A educação a distância já é algo amplamente difundido, mas, de uma hora para outra, todo mundo se viu obrigado a aceitar isso, e com isso vieram as “novas formas de educação a distância(EAD)” que na maioria dos lugares virou algo síncrono.
Como “prender” a atenção das pessoas na situação atual?
Imagina você com 10 anos, tendo que assistir aula de casa, qual a vontade que você vai ter? O que geralmente acontece é que as crianças e adolescentes deixam a aula rolando e vão fazer coisas que realmente são “interessantes”, porque agora ninguém pode controlá-los, você não tem mais a barreira de uma sala de aula, a sala de aula é um “link” que pode ser fechado a qualquer momento.
E como prender a atenção desses alunos? Onde você está disputando com um canal do Youtube na outra aba do navegador, ou um jogo?
Ninguém quer ficar a manhã inteira vendo alguém falar sobre matemática, ou geografia! O que diferencia ele ver sua aula de 4 horas ou abrir um canal no YouTube e ver isso em 15 minutos com um professor que já está acostumado com esse “novo” mundo, que falam a mesma língua deles?
Educação e o Humor
Ser engraçado ajuda chamar atenção dos alunos e colegas, ajuda a criar um ambiente mais descontraído. Mas aí você vai falar “a educação é algo que precisa ser levado a sério”, quem disse? Até quando vamos confundir a irresponsabilidade com o bom humor?
Precisamos trazer para as aulas imagens, memes, frases, musicas e até mesmo situações do dia a dia de forma engraçada assim como o stand up comedy faz, e transformar isso em engajamento dos colegas e alunos.
Experimente criar um ambiente descontraído, onde todos se sintam a vontade te participar, trazer suas experiências. Você jamais conseguirá fazer isso trazendo apenas um conteúdo massante e todo seu “tequiniques”.
Novos tempos
Estamos em novos tempos, quando nós vamos parar e repensar a forma que a educação é feita no Brasil e no mundo, até quando ela vai ser algo CHATO? Até quando vamos tentar remover as tecnologias durantes as aulas com medo de perder a atenção do aluno? Essa guarra a gente já perdeu faz tempo a gente só não quer aceitar.
É importante falar que não sou especialista em educação, estou apenas trazendo meu ponto de vista como “professor” e principalmente como aluno. Estou aberto a críticas e discussões, julgo que tudo pode ser discutido, se não levantarmos algumas polêmicas, as coisas nunca vão mudar.
Enquanto as provas forem apenas para punir a educação não vai evoluir.
Obrigado ;D