Blog - Cristiano Raffi Cunha

Como criar seu próprio “comando” — Ubuntu

Linux

Quanto tempo você já perdeu escrevendo os mesmos comandos no terminal, ou procurando e executando scripts Shell?   Você pode resolver isso utilizando alias(atalhos para comandos), para criar o seu alias você vai precisar do nome do seu comando, e o comando com os seus parâmetros.

alias NomeDoSeuComando='Comando e seus parâmetros'

Inicialmente você deve criar um arquivo na pasta do seu usuário /home/SeuUsuario, com o nome .bash_aliases, caso ele exista basta apenas edita-lo. Para criação e edição do arquivo você pode fazer do modo que achar melhor, utilizarei o editor de texto VIM.

Criando e editando o arquivo

#Criação
cd /home/NomeDoSeuUsuario
touch .bash_aliases
#Edição
vim .bash_aliases
#Se quiser utilizar um editor com interface gráfica
sudo gedit ~/.bash_aliases

Criação dos comandos

Um exemplo de comando para criar, é o de atualizar, e limpar o sistema com apenas uma palavra no console, que vou chamar de AtualziarSistema.

#Script para atualizar o sistema
alias AtualizarSistema='sudo apt-get update;
sudo apt-get dist-upgrade -f;
sudo apt-get autoclean;
sudo apt-get autoremove;
sudo apt-get clean'

Então basta você salvar o arquivo, e tudo estará funcionando! Se futuramente você quiser adicionar novos comandos basta adicionar no fim do arquivo **.bash_aliases.**Uma boa prática na criação de novos comandos, é criar um comentário na linha que antecede o seu comando, informando a sua função.

“O céu é o limite”: é possível criar todo e qualquer tipo de combinação de comando para gerar o seu próprio. Você poderá criar um comando para mudar para sua pasta de projetos ou até mesmo ligar um servidor, basta seguir esses passos, e diminuirá o trabalho com a repetição de comandos no console.

comments powered by Disqus